Prefeitura recolheu mais de 160 mil toneladas de lixo em oito meses
Em oito meses, a Prefeitura de Vila Velha recolheu mais de 165 mil toneladas de lixo em toda a cidade. Esse resultado é devido ao empenho das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que trabalham diariamente atendendo às demandas de limpeza do município, seja com a coleta de lixo doméstico ou com o recolhimento de entulhos em pontos viciados.
Para se ter ideia sobre o quantitativo, somente no último mês de setembro foram recolhidas mais de 16 mil toneladas de resíduos na cidade (inertes, domiciliares, canais e pontos viciados), o que corresponde aproximadamente a 100 baleias azuis, animal considerado o mais pesado do mundo.
Cabe lembrar que, para garantir que Vila Velha continue cada dia mais limpa e organizada, é necessário que os munícipes contribuam com atitudes simples, como acondicionar bem o lixo doméstico e colocá-lo para fora de casa nos dias e horários corretos da coleta no bairro. A rota do caminhão nos bairros pode ser verificada AQUI.
Outra importante atitude para manter a cidade limpa e melhorar o dia a dia dos munícipes é não jogar lixo nos terrenos baldios e pontos viciados dos bairros. Assim, se evita a proliferação de doenças e o deslocamento das equipes de fiscalização, que poderiam estar resolvendo questões de ordenamento da cidade. Para o descarte de resíduos e inservíveis, a Prefeitura disponibiliza Ecopontos pela cidade (CLIQUE AQUI).
O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, alerta que o lixo irregular também pode causar mais problemas nos períodos de chuvas: “Ao despejar o lixo irregular fora das rotas da coleta, esse lixo pode retornar para dentro das casas durante o período de fortes chuvas, uma vez que entopem as caixas ralos e impedem que a água escorra normalmente para os canais”, explicou.
Já nos canais e manilhas foram realizadas mais de 700 ações de limpeza este ano. Em 8 meses, foram recolhidas 1.385,54 toneladas de resíduos dos canais
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.