Prefeitura tem planejamentos estratégicos para políticas públicas sobre o bem-estar animal
Desde o início da atual gestão, o município de Vila Velha trabalha com planejamento estratégico, voltado para aprimorar políticas de atenção e bem-estar animal. Quando se trata de políticas públicas direcionadas ao bem-estar dos animais, a PMVV é pioneira no Estado e vem produzindo resultados satisfatórios e bastante promissores.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, ressalta que, pelo novo conceito de Saúde Única, nenhuma gestão pública deve separar os animais, o meio ambiente e o ser humano, pois todos ocupam o mesmo território: “Cuidando da saúde dos animais e do meio ambiente, estamos automaticamente zelando e cuidando da saúde humana, fato já provado pela própria OMS (Organização Mundial de Saúde)”, destaca.
O médico veterinário e coordenador de Bem-Estar Animal, Celso Christo, conta que hoje o município possui uma gestão voltada para o profissionalismo: “A Coordenação de Bem-Estar Animal (CBEA) elaborou a primeira Instrução Normativa Municipal (IN. 001-N/2021), que especifica, tipifica e dá assistência médica veterinária aos animais considerados vítimas de Maus Tratos Graves ou em situação de sofrimento extremo. Além disso, o trato e o convívio com animais domésticos se torna muito mais harmônico, além de estimular culturalmente o cuidado e a adoção de animais abandonados”, detalhou.
Celso ainda pondera que o município de Vila Velha possui o maior número de animais resgatados em condição de sofrimento extremo, de acordo com o critério de resgate definido pela Instrução Normativa. “Estes animais recebem o tratamento Médico Veterinário, recebem medicamentos contra vermes, contra parasitos externos, vacinação e são castrados, sendo disponibilizados para adoção”, explicou o coordenador.
A CBEA informou ainda que existem políticas públicas em fase final de planejamento, como: um amplo atendimento veterinário, um projeto pioneiro de controle populacional, um novo contrato de grandes animais e a continuidade das políticas públicas direcionadas aos animais de pequeno, médio e grande porte, além do apoio total ao resgate e manejo de animais silvestres ou fauna, que já são realizados no município.
As solicitações de resgate e registro de denúncia, segundo a coordenação, devem ser protocoladas indispensavelmente pelo telefone 162 da Ouvidoria Municipal. Já para adoção, os interessados devem acessar o portal da prefeitura (clique AQUI).
Confira os resultados obtidos até o mês de agosto de 2021:
• 128 cães e gatos resgatados em condições de Maus Tratos Graves ou em Sofrimento Extremo.
• 107 animais adotados em feiras de adoção.
• 82 cirurgias complexas em cães e gatos em pacientes graves.
• + 2400 denúncias de Maus Tratos atendidas através de registros oficiais via ouvidoria.
• + 160 resgate de animais silvestres (fauna).
• 98 animais (cães e gatos) sob a tutela da Prefeitura, aguardando adoção.
• Lançamento da 1ª Instrução Normativa de Bem Estar Animal do Espírito Santo.
• 03 conduções até a autoridade policial de pessoas envolvidas diretamente com Maus Tratos Graves.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.