Projeto paralímpico: Treinos presenciais retornam no município
Após a paralização devido à pandemia da COVID-19, os atletas que participam do projeto esportivo paralímpico da Secretaria Municipal de Educação voltaram a treinar presencialmente na Vila Olímpica (UMEF Professor Rubens José Vervloet Gomes) e na UMEF Leonel de Moura Brizola.
Ao todo, são 22 atletas de cinco unidades municipais de ensino fundamental diferentes. 17 deles participam da modalidade de atletismo e os outros cinco, da natação.
Otávio Germano Camargo é aluno da UMEF Governador Cristiano Dias Lopes Filho e nadador paralímpico. Ele falou que ter voltado para as piscinas depois de tanto tempo fez bem para a mente e para o corpo: “Os treinos estão puxados porque estava desacostumado, mas foi bom retornar. Minha vontade agora é evoluir para em 2024 estar nas Olimpíadas”, disse.
Otávio foi um dos contemplados no Bolsa Atleta Estadual divulgado no mês de agosto e relatou que os professores se envolvem no processo e ajudam a viabilizar as documentações necessárias para participar do edital. Além dele, outros 18 atletas contemplados na bolsa fazem parte de projetos esportivos da Secretaria de Educação ou fizeram, já que o Bolsa Atleta desse ano corresponde às competições do ano de 2019.
O professor Aloyr Gomes, da Coordenação de Esportes Educacionais, disse que as conquistas do paralímpico são resultado também do investimento da Secretaria e do empenho dos profissionais envolvidos no projeto: “Temos um carinho especial com esse projeto, a representação dos atletas é enorme. Eles são excepcionais e sempre trazem resultados significativos para o município. Poder trabalhar em conjunto e auxiliar no desenvolvimento deles é gratificante para todos que estão envolvidos”, concluiu.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.