Unidades de saúde intensificam ações de prevenção à hanseníase
As Unidades de Saúde de Ataíde e Ulisses Guimarães, em Vila Velha, promovem neste sábado (17), das 8 às 15 horas, uma ação alusiva ao Janeiro Roxo, campanha nacional de conscientização e enfrentamento da hanseníase. As atividades são voltadas principalmente para pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com pacientes diagnosticados com a doença.
Durante a ação, serão oferecidas consultas médicas com dermatologista e hansenóloga, além de atendimento odontológico, mediante agendamento prévio. A programação inclui ainda palestra educativa com orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase.
Na Unidade de Saúde Ulisses Guimarães, a palestra será ministrada pela cirurgiã-dentista Bianca Ceotto, reforçando a importância da informação como ferramenta fundamental para o enfrentamento da doença e a redução do preconceito. Em Ataíde, a palestrante será a enfermeira Camila Coutinho.
Conscientização e diagnóstico precoce
O Janeiro Roxo tem como objetivo alertar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, incentivar a busca por diagnóstico precoce e reforçar que a doença tem tratamento gratuito e cura, quando identificada a tempo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Vila Velha, pessoas com suspeita de hanseníase devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, onde passam por avaliação clínica. Caso a suspeita seja confirmada, o paciente é encaminhado para unidades especializadas para investigação, teste de sensibilidade e tratamento. Quem já passou por atendimento na rede privada também pode acessar o serviço público, mediante apresentação de avaliação médica e agendamento pelos telefones (27) 99808-3351 (Prainha) ou (27) 99202-7379 (Paul).
Atendimento especializado
O município conta com o Programa de Controle da Hanseníase na Unidade de Saúde da Prainha, que atende aos moradores das regiões 1, 2 e 5; e na Unidade de Saúde de Paul, responsável pelo atendimento das regiões 3 e 4.
Dados epidemiológicos
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em 2025, foram notificados 460 casos de hanseníase no Espírito Santo, sendo 83 em Vila Velha. Do total registrado no município, 42 casos são em mulheres e 41 em homens.
Desses casos, cinco pacientes concluíram o tratamento e receberam diagnóstico de cura, embora continuem em acompanhamento conforme a necessidade. Outros cinco abandonaram o tratamento, e quatro foram transferidos para outros municípios ou estados. Devido à duração prolongada do tratamento, os demais pacientes seguem em acompanhamento regular nos programas municipais.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.




