Intercâmbio leva profissionais da Educação a experiência imersiva em aldeia indígena

Movidos pelo desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre as culturas indígenas – especialmente a Guarani e a Tupiniquim, que compõem a história e a identidade do Espírito Santo, 82 profissionais da rede municipal de ensino da Prefeitura de Vila Velha realizaram uma visita cultural e pedagógica à aldeia Guarani Boa Esperança, em Aracruz.
Técnicos, professores, diretores, pedagogos, coordenadores, bibliotecários e secretários escolares foram recebidos por Ará Martins, liderança Guarani que é parceira do município canela-verde, tendo já participado de diversos encontros e formações promovidas pela Semed.
Com um acolhimento caloroso e um café da manhã coletivo, a experiência contou com momentos de partilha, cânticos tradicionais e pintura corporal com jenipapo, além de um almoço com comidas típicas guarani. A visita, que aconteceu no dia 4 de outubro, foi promovida pela Coordenação de Formação Continuada, representada por Elaine Dalman, pela Ceafri, sob coordenação de Flávia Dubberstein e por meio da técnica Aline Valentini (Jaxuca Valentini), de ancestralidade Guarani, que integra ambas as coordenações.
Para Elaine Dalman, a atividade foi uma experiência rica de formação e diálogo intercultural. “Experiências como essa ampliam a compreensão sobre os saberes e modo de vida dos povos originários, fundamentais para a implementação efetiva da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras. A expectativa é que essa vivência se reverbere nas salas de aula, inspirando novas práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam uma educação mais respeitosa e plural”, aponta a coordenadora.
Segundo Aline Valentini, esta atividade com certeza ficará na memória daqueles que puderam participar. “A quantidade de agradecimentos que recebemos depois da visita comprova o interesse dos profissionais da Educação em promover práticas pedagógicas que dialoguem com outras culturas, sobretudo com as culturas indígenas, ainda tão apagadas nos currículos escolares. Vila Velha se mostra como um exemplo de rede que valoriza a diversidade”, ressalta.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.