Arnaldinho palestra sobre semáforos inteligentes no “Connected Smart Cities”

O prefeito Arnaldinho Borgo apresentou, nesta quinta-feira (25), em São Paulo, os avanços de Vila Velha em tecnologia voltada para a mobilidade urbana, com foco em mais fluidez e segurança no trânsito, durante o Connected Smart Cities 2025 – o maior evento de cidades inteligentes da América Latina. No painel “Vila Velha: Gestão Semafórica Inteligente”, ele destacou os impactos sociais e econômicos da implantação dos semáforos inteligentes e a integração dessa tecnologia com outros sistemas da cidade.
Com uma frota de quase 280 mil veículos — a maior da Grande Vitória —, Vila Velha é hoje referência nacional por possuir o maior percentual de interseções controladas por semáforos inteligentes. Os equipamentos contam com sensores, câmeras e softwares capazes de otimizar o fluxo de veículos e pedestres, aumentando a fluidez e a segurança no trânsito.
Atualmente, 92 câmeras transmitem dados em tempo real para o sistema de sinalização, permitindo ajustes automáticos de acordo com a demanda das vias. Esse avanço tecnológico projetou Vila Velha no cenário nacional e chamou a atenção do público do Connected Smart Cities 2025.
Avanços para motoristas e pedestres
Diferente dos semáforos convencionais, que operam em tempos fixos, os semáforos inteligentes analisam continuamente o volume de tráfego e ajustam os ciclos de forma autônoma.
“A tecnologia está ajudando a transformar a mobilidade em Vila Velha. O tempo de espera nos semáforos já foi reduzido em mais de 30% e o número de paradas ao longo dos percursos caiu em mais de 26%. Isso significa mais agilidade para quem dirige, mais segurança para quem caminha e mais qualidade de vida para todos os cidadãos”, ressaltou Arnaldinho.
Além de melhorar a fluidez, as câmeras realizam detecção automática de incidentes, como veículos na contramão, pedestres fora da faixa, presença de animais na via ou descarte irregular de resíduos. Todo o monitoramento é integrado à Guarda Municipal, garantindo respostas rápidas e efetivas.
Os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos, como a Rodovia 060, avenidas Saturnino Rangel Mauro, Hugo Musso, Carlos Lindenberg e Santa Leopoldina, além de ruas Leila Diniz, Humberto Pereira e Maresguia. O sistema também assegura prioridade seletiva para veículos de emergência, como ambulâncias, viaturas policiais e transporte coletivo.
Canal direto com o cidadão
Outro diferencial é a instalação de placas com QR Codes em 150 cruzamentos semafóricos. Ao todo, são 650 pontos de leitura, que permitem ao cidadão reportar falhas ou ocorrências de forma rápida e prática, fortalecendo a participação social na gestão do trânsito.
Arnaldinho esteve acompanhado pelos secretários municipais major Rogério Gomes dos Santos (Defesa Social e Trânsito), Abel Neto (Tecnologia e Inovação) e Everaldo Colodetti (Desenvolvimento Econômico).
O painel também contou com a participação de Francisco Ribeiro de Abreu (Prefeitura de Goiânia), Fauzi Nacfur Junior (DER/DF) e Fernando Martinelli (Atman Systems).
Vila Velha Ágil
Na quarta-feira (24), o prefeito também participou do painel “Governos que inovam: como fomentar uma cultura pública transformadora”, quando apresentou o programa “Vila Velha Ágil”. Lançada em junho deste ano, a iniciativa reduziu drasticamente a burocracia para empreender no município, integrando processos de todas as secretarias em uma única plataforma digital.
O sistema dobrou a velocidade dos trâmites administrativos, garantindo mais precisão nas etapas e ampliando a transparência, a previsibilidade e a segurança jurídica para investidores. Antes da atual gestão, o prazo para abrir uma empresa ou licenciar um projeto podia levar até 900 dias.
“Este é um sistema eletrônico inovador, que desenvolvemos em parceria com a Fundação Dom Cabral, com a participação direta de toda a nossa equipe de gestão. Trata-se de uma nova plataforma digital, que integra todos os processos administrativos em tramitação nas mais diversas secretarias municipais, tornando os procedimentos de abertura e licenciamento de novas empresas duas vezes mais rápidos”, explicou Arnaldinho.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.
