Agricultura familiar: Alimentos destinados para a merenda escolar são avaliados
A Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quarta-feira (28), uma avaliação das amostras dos produtos da agricultura familiar que serão destinados à merenda escolar dos alunos da rede municipal de Vila Velha em 2021.
Passaram pelo teste de aceitabilidade três tipos de feijão, dois tipos de farinha de mandioca, fubá, tilápia, polpas de frutas e biscoitos caseiros. Este teste é um conjunto de procedimentos, feitos com o intuito de medir o índice de aceitação do alimento oferecido.
Além de garantir a qualidade, essa avaliação evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios insatisfatórios e que precisarão ser rejeitados.
A agricultura familiar é apoiada pelo município, pois contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos consumidores e do agricultor. O cardápio escolar é preparado já levando em consideração os produtos que esses agricultores planejam fornecer ao município, que hoje são 52.
Todo esse incentivo a uma boa base alimentar faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que ressalta a importância de atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência destes na escola e contribuir para a formação de boas práticas alimentares.
A alimentação de qualidade é um dos aspectos mais importantes para a saúde e crescimento da criança e do adolescente, contribuindo com o rendimento escolar e, consequentemente, com os avanços do aluno na educação.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.