Secretaria de Saúde promove serviços de saúde mental durante o Setembro Amarelo

Secretaria de Saúde promove serviços de saúde mental durante o Setembro Amarelo

Este mês é dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida, por meio da campanha Setembro Amarelo. Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde oferta diversos serviços de saúde mental voltados para o cuidado e a qualidade de vida da população.

O atendimento em saúde mental ocorre por demanda espontânea, ou seja, o morador pode procurar diretamente a unidade de saúde mais próxima para iniciar o acolhimento e a avaliação. Após essa primeira etapa, uma equipe multiprofissional define o tipo de acompanhamento mais adequado para cada caso, levando em conta a gravidade e complexidade do quadro clínico.

Em geral, são priorizados atendimentos em grupo, que incentivam o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais. Para casos específicos, a terapia individual, o acompanhamento no Ambulatório de Saúde Mental ou, em situações graves e persistentes, o atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) são indicados.

Suporte multiprofissional

Os Caps de Vila Velha contam com equipes multiprofissionais que atuam na reabilitação psicossocial, com ênfase em intervenções coletivas e no fortalecimento da autonomia e inclusão social dos usuários. Já o Ambulatório de Saúde Mental, uma iniciativa pioneira no município, oferece atendimento especializado por meio de uma equipe integrada à Atenção Primária à Saúde (APS), proporcionando um cuidado centrado no indivíduo e respeitando suas singularidades.

Para casos de urgência psiquiátrica, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Riviera da Barra, Glória e Cobilândia estão preparadas para oferecer suporte imediato, com profissionais capacitados para avaliação e encaminhamento adequados.

Grupos de apoio

Além disso, diversas Unidades de Saúde de Vila Velha realizam atividades voltadas à promoção da saúde mental de crianças, adultos e idosos. Na Unidade da Barra do Jucu, por exemplo, são desenvolvidas ações terapêuticas, além da criação de um espaço coletivo para adolescentes interagirem e discutirem temas relacionados a questões emocionais e psicológicas.

Acompanhamento

Além disso, a Secretaria de Saúde criou o Grupo Condutor, uma iniciativa que atua como facilitadora no acompanhamento dos pacientes em saúde mental. Ele promove a integração entre os serviços de saúde, garantindo a continuidade do cuidado, o monitoramento regular dos usuários e o apoio no enfrentamento das dificuldades cotidianas. Esse trabalho colaborativo contribui para o fortalecimento da rede de atenção e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

Importante destacar que a Secretaria de Saúde de Vila Velha promove capacitação constante aos profissionais que atuam na área de saúde mental, por meio de uma proposta de educação permanente, a fim de qualificar o cuidado oferecido aos usuários, reduzir os estigmas relacionados ao tema e fortalecer a segurança das equipes diante dos desafios cotidianos no atendimento a pessoas em sofrimento psíquico.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha