Devacir se fortalece no diálogo enquanto “Pastor” Fabiano fica na ironia

Devacir se fortalece no diálogo enquanto “Pastor” Fabiano fica na ironia

Durante a 59ª sessão ordinária da Câmara de Vila Velha, ficou evidente o contraste gritante entre o posicionamento de dois parlamentares que apesar de pertencerem ao mesmo partido, fazem política com estilos completamente diferentes.

Enquanto o vereador Devacir Rabello (Líder do PL na Câmara) reafirmou uma postura parlamentar centrada no diálogo, no respeito e na independência, seu colega Fabiano Oliveira, também do PL – que usa o título de “pastor” mesmo sem nunca ter sido ordenado por qualquer denominação religiosa –, preferiu recorrer à ironia e ao deboche, para tentar minimizar o apoio que Devacir vem conquistando junto a vereadores que integram a base do prefeito Arnaldinho Borgo, no Legislativo.

O clima de atrito começou após o Projeto de Lei 2958/2025 – que homenageia a mãe de Devacir (Doralice Rabello da Silva), dando seu nome à Unidade Básica de Saúde do Bairro Boa Vista I –, ter sido aprovado em plenário, com o apoio de parlamentares da base aliada do Governo Municipal. Esse fato motivou uma infeliz tentativa de constrangimento por parte de Fabiano Oliveira, ao seu correligionário, mas o tiro saiu pela culatra.

Em atitude inesperada de intolerância, Fabiano – que estava se pronunciando de forma mesquinha, sobre o assunto – chegou a negar um aparte a Devacir Rabello, líder do seu partido, para que ele pudesse se manifestar, defender a proposição (de iniciativa da vereadora Patrícia Crizanto), e agradecer a todos que foram favoráveis à aprovação da matéria.

Passada a turbulência, Devacir enfim conseguiu fazer uso da palavra e, com serenidade, rebateu as provocações do vereador Fabiano Oliveira, deixando claro que seu reconhecimento dentro da Câmara Municipal se deve a um trabalho de construção de pontes, não de muros. “Se hoje recebo apoio de aliados do prefeito, é porque criei uma relação de entendimento, respeito e diálogo com eles. Afinal, todos trabalhamos para melhorar a vida dos moradores de Vila Velha. E este objetivo deve estar acima de qualquer divergência política ou partidária”, salientou.

A diferença de posturas não passou despercebida. Ao passo em que Fabiano Oliveira se apequenava em ironias, Devacir Rabello mostrava grandeza e maturidade política ao defender seu mandato com firmeza e independência: “Atuo de forma séria, sem submissão a grupos, mas também sem negar apoio a projetos relevantes para a cidade”, ressaltou o Líder do PL na Câmara.

Em seguida, o vereador Leo Pindoba (Podemos) sintetizou bem a situação: “Devacir não é oposição e nem situação: é um parlamentar de posição. Já Fabiano, ao tentar diminuir o colega, expôs a própria fragilidade política e a dificuldade de se firmar, com credibilidade e respeito, em debates sérios”, concluiu.

Confira o vídeo deste episódio ocorrido na Câmara, acessando o link abaixo: https://www.facebook.com/devacir.rabello/videos/1720027285353627?locale=pt_BR

Reprodução: Jornal do vila