Sistema de saúde digital de Vila Velha ganha destaque em encontro da Fiocruz

Sistema de saúde digital de Vila Velha ganha destaque em encontro da Fiocruz

Após ser apresentado em um congresso nacional em Belo Horizonte, o sistema de telemedicina da Prefeitura de Vila Velha será destaque na Fiocruz, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A iniciativa será apresentada por Rachel Diniz, gerente de Planejamento e Projetos da Secretaria de Saúde do município.

A experiência será compartilhada na atividade “Uso de Tecnologias Digitais no SUS: Experiências e Lições Aprendidas”, realizada em parceria entre o projeto Implicações das Tecnologias Digitais nos Sistemas e Serviços de Saúde (da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 – Presidência/Fiocruz, Iniciativa Saúde Amanhã) e o Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz). O projeto tem como objetivo documentar e dar visibilidade às experiências de uso de tecnologias digitais no SUS, oferecendo subsídios para políticas públicas, pesquisas, processos educativos e práticas em saúde digital.

Telemedicina

A telemedicina, serviço implantado em outubro de 2024 em Vila Velha, reforça o atendimento nos serviços de saúde e funciona como uma estratégia para atender demandas espontâneas, garantindo maior acesso da população às consultas médicas. O serviço não substitui as Unidades de Saúde, que continuam sendo a porta prioritária de atendimento.

Atualmente, a telemedicina oferece cerca de 1.300 vagas por mês. As consultas são realizadas por médicos generalistas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha