Apae de Vila Velha inicia atendimento em novo espaço e conquista aprovação das mães

Quinze vezes maior que antiga sede, a nova estrutura da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (Apae) de Vila Velha, no bairro Araçás, começou as atividades na manhã dessa terça-feira (05). A instituição foi inaugurada no último sábado (02) pelo prefeito Arnaldinho Borgo e governador Renato Casagrande, uma obra com custo de R$ 24 milhões.
A nova Apae de Vila Velha já levou centenas de mães, familiares e assistidos ao espaço. A instituição vai aumentar a sua capacidade de atendimento em quase 300%, passando de 481 para 1.400 pessoas.
Joyce Gama Braga Pantaleão, mãe do Danilo, de 7 anos, moradora do bairro Ataíde, ficou impressionada com a infraestrutura do local. “Achei maravilhoso o novo espaço. Deu uma esperança nos nossos corações de mães atípicas. Nossos filhos vão ter uma terapia e um tratamento dignos. Agradeço a todos os envolvidos”, afirmou Joyce.
Já para Neuza Ferra, mãe do Tales, de 29 anos, portador de síndrome de Down, a nova sede chegou em boa hora. “Agora todos serão atendidos, a fila de espera vai acabar. Meu filho ficou muito feliz”, revelou.
Larissa Nunes de Oliveira, moradora do bairro Alvorada, foi levar o irmão, João, de 6 anos, para atendimento. “Ficou bem maior.Como profissional da educação especial, digo que não é fácil, mas dia a pós dia conseguimos ter resultados”, afirmou.
Como acessar a instituição
Para acessar os serviços, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde mais próximo da residência. A partir da triagem feita pela equipe multiprofissional, são definidos os encaminhamentos de acordo com o perfil da pessoa e as orientações da Secretaria de Saúde. Após a emissão da guia de atendimento, o documento é enviado para a regulação, que agenda data e horário da primeira consulta na Apae.
Se a pessoa já possui laudo médico confirmando de autismo ou deficiência intelectual, o atendimento é organizado por faixa etária. Crianças de até 4 anos com indicação de reabilitação são encaminhadas para avaliação da equipe multiprofissional. De 5 a 14 anos, o foco é o atendimento pedagógico no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Para pessoas com mais de 18 anos, o atendimento é feito pelo Centro de Convivência (Cecon), voltado à inclusão social e fortalecimento da autonomia.
Nos casos em que não há diagnóstico confirmado, a triagem inicial identifica sinais e sintomas. Se houver suspeita, a pessoa passa por avaliação cognitiva e, se necessário, é encaminhada para consulta com neuropediatra. Confirmado o diagnóstico, os atendimentos seguem o mesmo fluxo definido por idade e necessidade.
Consultórios
A nova Apae de Vila Velha foi instalado em um terreno de 12 mil m², com quase 5 mil m² de área construída. Conta com 17 consultórios, 12 salas de educação especializada, quatro salas para atendimento em grupo de adultos, um apartamento de atividades de vida diária, cozinha experimental, sala de informática, sala de dança, área para atendimento e curso para mães, quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida e coberta.
O novo espaço também conta com centro educacional, cozinha, centro de convivência, áreas verdes, 380 m² de parquinho, praça com bancos e brinquedos, centro de atendimento psicossocial, auditório com 150 lugares, além de área externa para estacionamento. Cada detalhe do projeto foi pensado para promover inclusão e acessibilidade, valorizando a individualidade de quem será atendido.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.