Torneio de xadrez incentiva aprendizado em escola de Vila Velha

Torneio de xadrez incentiva aprendizado em escola de Vila Velha

Raciocínio lógico, concentração, planejamento estratégico e muitas outras habilidades foram adquiridas com o torneio escolar de xadrez realizado na Umef Senador João de Medeiros Calmon, situada na Praia das Gaivotas. As partidas ocorreram de fevereiro a julho, entre 140 alunos das turmas de 9º ano.

Ao longo do semestre, os inscritos participaram de partidas eliminatórias, demonstrando grande habilidade e espírito esportivo. Os 18 finalistas disputaram cinco partidas cada e, pelo número de vitórias foram definidos os campeões do torneio.

Para o gestor Emerson Mayer, o xadrez é muito mais que um jogo, mas uma ferramenta de aprendizagem. “Por ele, nossos professores ensinam História, Matemática e Lógica. São muitas linguagens e conhecimento disponíveis num tabuleiro com 32 peças e duas cores. Nossos alunos se envolveram e dão aula para nós adultos”, conta o diretor.

O projeto de xadrez tem sido desenvolvido há três anos na unidade de ensino. O bibliotecário da escola, Wallace Bertoli Moreira, explica que as oficinas acontecem de forma interdisciplinar com o apoio dos diversos agentes educacionais.

“A inserção do xadrez, no ensino fundamental, oferece diversos benefícios que contribuem diretamente na aprendizagem das disciplinas curriculares. A prática promove valores importantes para a convivência social, como integridade nas jogadas, respeito ao adversário e a capacidade de pensar estrategicamente. É uma ferramenta didático-pedagógica importante no processo de aprendizagem dos nossos alunos”, aponta.

Resultado final do torneio de xadrez:

1º lugar: Nicolas Jorge Castelo de Oliveira (9º ano), Pietro Tito Pereira (9º H), Kauã Monteiro Mansur Costa (9º J)
2º lugar: Ruan Carlos Augusto de Carvalho (9º I)
3º lugar: João Vitor de Souza do Nascimento (9º K)
4º lugar: Giovanna de Jesus Moraes (9º L)
5º lugar: Iuri Gomes dos Santos (9º I)
6º lugar: Amanda Salles Serra (9º G)

Fonte : Prefeitura de Vila Velha