Assistência Social realiza caminhada de conscientização contra a exploração infantil

Assistência Social realiza caminhada de conscientização contra a exploração infantil

No próximo domingo (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), vai promover uma caminhada na orla de Itaparica, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e organizações sociais.

De acordo com a coordenadora do PETI, Greuza Nunes, o objetivo é dar visibilidade à causa, chamando atenção, sensibilizando e alertando a população sobre o tema. “É urgente garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade, quando se consideram marcadores sociais como as relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia (rural ou urbana), condições econômicas e fatores geracionais”, finalizou.

A caminhada terá início às 9h, com concentração na Praça dos Ciclistas, na Praia de Itaparica, e seguirá até a lanchonete Bob’s. Vale lembrar que, durante todo o mês de maio, estão sendo realizadas ações de conscientização com alunos da rede municipal de ensino e em terminais de ônibus.

A data

No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e a forte mobilização de movimentos civis, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, essa data se tornou um marco para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Serviço:
Caminhada alusiva ao 18 de maio
Domingo (18), 9h
Praça dos Ciclistas, Praia de Itaparica

Fonte : Prefeitura de Vila Velha