Prefeito de Vila Velha é entrevistado por alunos de escola particular da cidade

Prefeito de Vila Velha é entrevistado por alunos de escola particular da cidade

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, viveu uma experiência única e encantadora, nesta segunda-feira (5), ao ser entrevistado por alunos do 5º ano do Colégio São José. A atividade contou com a participação de aproximadamente 120 crianças, distribuídas entre as quatro turmas do período matutino e vespertino. Essa iniciativa faz parte de um projeto da escola particular que busca incentivar os alunos a conhecer melhor sua cidade e a sonhar com um futuro ainda mais promissor para Vila Velha.

Antes da entrevista com Arnaldinho, as crianças tiveram que se preparar: leram o livro “Carta à prefeita”, de Fernando Carraro. No dia 31 de março, os alunos Maria Eduarda, Enzo Eler, Maria Vitória e Miguel, acompanhados por professores, visitaram o gabinete do prefeito para entregar o convite e um exemplar da obra, demonstrando o entusiasmo e envolvimento com a atividade educacional.

“Essas crianças são o futuro da nossa cidade e do país. Foi maravilhoso viver essa interação. As perguntas mostraram que elas estudaram direitinho para o encontro com o ‘tio’ Arnadinho”, destacou o prefeito, que conciliou sua agenda administrativa com as entrevistas. Cada interação durou uma hora: das 7h30 às 8h30 e das 14h30 às 15h30.

Durante as entrevistas no auditório do Colégio São José, Arnaldinho falou sobre a importância de investir na Educação Pública. Ele compartilhou conquistas da atual administração, como a construiu de 22 novas escolas e a ampliação das opções de tempo integral, passando de 2 para 10 unidades. Hoje, mais de 56 mil alunos estão matriculados nas escolas municipais, todos recebendo uniformes e kits de material escolar. Em 2021, foi lançado o Bolsa Aluno, o maior programa socioeducacional da cidade, com investimento superior a R$ 100 milhões.

“Investir na educação é fundamental para garantir um futuro melhor para os nossos estudantes. Uma educação de qualidade fortalece a cidadania e ajuda a reduzir desigualdades”, afirmou Arnaldinho.

Sonho

Os pequenos se mostraram bastante curiosos sobre a “inspiração” que levou Arnaldinho a se tornar prefeito. Ele compartilhou: “Minha inspiração começou com meu pai, que se tornou vereador. Depois, eu também fui eleito vereador, e isso despertou ainda mais em mim o sonho de ser prefeito. Em 2020, decidi me candidatar ao cargo porque estava indignado por não conseguir resolver os problemas da cidade na condição de vereador. Sempre que solicitava algo ao prefeito, as demandas não eram atendidas. Graças a Deus, fui eleito e, em 2024, fui reeleito”.

O prefeito ressaltou que administrar Vila Velha é um “desafio” que exige muita disposição: “É preciso acordar cedo e dormir tarde. Trabalho todos os dias, sem feriados ou finais de semana, para construir uma cidade melhor para todos, promovendo dignidade e qualidade de vida à população”.

“Entretanto, é muito difícil administrar uma cidade com tantos desafios como Vila Velha. Por isso, desenvolvi um planejamento estratégico e formei uma equipe técnica para me auxiliar na resolução dos problemas. E está funcionando. Tanto que fui reeleito. Estou realizando meu sonho. Apesar das dificuldades, o que mais me alegra em ser prefeito é a possibilidade de transformar sugestões em realidade. Um exemplo disso é o Parque da Prainha que, quando assumi, estava abandonado, sem bancos ou brinquedos para as crianças e sem iluminação. Nossa gestão investiu na revitalização do parque e hoje ele se tornou um novo ponto turístico, com infraestrutura adequada para receber moradores e turistas. Ser prefeito é muito bom e gratificante”, completou.

Temas

Além disso, os alunos abordaram temas importantes como meio ambiente, saúde, desenvolvimento sustentável, segurança pública, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, turismo, limpeza das ruas e iniciativas para impulsionar a geração de emprego e renda.

Durante sua fala sobre os diversos investimentos realizados pela administração, Arnaldinho enfatizou que o maior desafio não é apenas a execução de uma obra, mas sim garantir a operação contínua do equipamento público. “Isso se deve aos custos relacionados à manutenção e ao funcionamento desses serviços”, ressaltou.

O encontro não apenas estimulou a participação ativa dos jovens cidadãos como também reforçou a conexão entre a administração pública e as novas gerações.

Encantadas

A estudante Maria Luísa da Silva, de 10 anos, ficou encantado com o bate-papo com o prefeito: “Eu gostei bastante. Isso nos ajudou a entender um pouco o que o prefeito faz. Eu pensava que o município tinha, no máximo, 50 escolas públicas, mas ele falou que são 120”.

A Maria Vitória Fonseca, também de 10 anos, elogiou a interação com Arnaldinho. “Achei a entrevista essencial para a gente saber o que podemos fazer para ajudar a nossa cidade e para o desenvolvimento do planeta terra. O prefeito é muito simpático”, concluiu.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha