Museu itinerante resgata memória de Homero Massena em escolas de Vila Velha

No mês de março, que celebrou os 140 anos do nascimento do pintor Homero Massena (4 de março 1885), o Museu Atelier que leva seu nome promoveu uma série de atividades educativas em escolas públicas de Vila Velha. A proposta, intitulada Celebrar Massena! 140 anos, incluiu a exibição do documentário Homero – Mestre da Luz (2025, 26 minutos) e oficinas de isogravura com turmas do ensino fundamental e médio. O artista morreu 1974.
As ações aconteceram durante todo o mês de março e integraram um projeto de “museu itinerante”, que buscou ampliar o alcance da história e da produção artística de Massena. A iniciativa percorreu as cinco regiões da cidade, sempre em diálogo com unidades escolares próximo aos espaços multimídia selecionados.
Na Região 4, a atividade foi realizada no dia 19 de março, no auditório da UMEF Maria Eleonora D’Azevedo Pereira, com a turma do 9º ano da própria escola. Em seguida, no dia 21, foi a vez da Região 1 receber o projeto, com exibição no Cineteatro das Artes e participação das turmas de 8º e 9º anos da UMEF Irmã Feliciana Garcia. No dia 25, as ações chegaram à Região 5, no auditório da UMEF Prefeito Vasco Alves, com estudantes do 5º ano nos turnos matutino e vespertino.
A Região 2 recebeu a proposta no dia 27, no auditório do CEEMTI Professora Maura Abaurre, com turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. A programação foi encerrada no dia 28 de março, na Região 3, no auditório da Estação Leopoldina, com alunos de 8º e 9º anos da UMEF Ana Bernardes.
Além do filme, que apresenta um panorama da vida e obra de Massena, houve uma palestra introdutória sobre o museu e a importância de sua preservação, seguida por oficina de arte. A técnica de isogravura foi utilizada como forma de introduzir os alunos ao universo da gravura, adaptando o processo da xilogravura por meio de matrizes feitas em isopor.
De acordo com a museóloga e coordenadora do Museu Atelier Homero Massena, Flávia Fernandes Torres, “o projeto reafirma o papel do Museu Atelier Homero Massena como espaço de formação, articulação comunitária e preservação da memória cultural do município”.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui