Vila Velha inaugura a maior estação de tratamento de esgoto do Estado

Vila Velha inaugura a maior estação de tratamento de esgoto do Estado

Na manhã desta sexta-feira (21) foi inaugurada a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto  (ETE) de Araçás, em Vila Velha, pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Arnaldinho Borgo. Com um investimento de R$ 215 milhões, a obra transformou a ETE na maior e mais moderna estação de tratamento de esgoto do Estado. Também estiveram presentes o presidente da Cesan, Munir Abud, o deputado federal Vitor Linhalis, deputados estaduais, secretários estaduais e municipais, lideranças comunitárias e moradores da região.

Com capacidade para tratar 900 litros de esgoto por segundo, mais do que o dobro da capacidade anterior, a nova ETE beneficiará diretamente mais de 580 mil habitantes. Além disso, o efluente tratado será devolvido ao Rio Jucu com qualidade superior aos padrões exigidos pela legislação ambiental, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos. A obra gerou 300 empregos diretos e durou 32 meses.

A nova ETE conta com tecnologias de ponta, incluindo um processo de tratamento preliminar de origem alemã e um sistema de desinfecção ultravioleta de origem israelense, garantindo eficiência no tratamento e mínimo impacto ambiental. O gás produzido pelo próprio esgoto será utilizado para secar a lama gerada durante o processo, promovendo economia de energia e sustentabilidade.

Com isso, a cidade de Vila Velha avança no saneamento básico, promovendo saúde pública, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.

O governador Renato Casagrande destacou a importância do investimento em saneamento básico, afirmando que a ampliação da ETE é uma das muitas ações que estão transformando a cidade de Vila Velha. “Estamos fazendo uma transformação em Vila Velha. Até o ano que vem, teremos mais de 90% de esgoto coletado e tratado na cidade. Investir em saneamento é cuidar da qualidade de vida, do meio ambiente e da saúde”, declarou.

O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou ainda que a ampliação da ETE de Araçás impulsionará o desenvolvimento imobiliário na cidade, já que Vila Velha concentra cerca de 50% dos novos empreendimentos imobiliários lançados no Espírito Santo.

“Isso significa que o município vai garantir que o setor imobiliário continue crescendo, atraindo novos investimentos e gerando emprego e renda, já que para construir um prédio, uma casa, você precisa de viabilidade de esgotamento sanitário e de água. Além disso, em um ano Vila Velha terá a universalização do saneamento básico, quando a cidade deve alcançar 90% do seu esgoto coletado e tratado, virando referência no país. Isso é respeito ao meio ambiente, é sustentabilidade, com impacto direto na melhoria da saúde da nossa gente”, afirmou Arnaldinho.


Bairros contemplados:

Araçás, Aribiri, Ataíde, Boa Vista I, Boa Vista II, Brisamar, Cavaliere, Centro Vila Velha, Cocal, Coqueiral Itaparica, Cristóvão Colombo, Darly Santos, Divino Espírito. Santo, Dom João Batista, Garoto, Glória, Guaranhuns, Ibes, Ilha dos Ayres, Ilha dos Bentos, Itapuã, Jaburuna, Jardim Asteca, Jardim Colorado, Jardim Guadalajara, Jardim Guaranhuns, Jockey de Itaparica, N Sra. da Penha, Nova Itaparica, Novo Mexico, Olaria, Praia da Costa, Praia das Gaivotas, Praia de Itaparica, Res Coqueiral, Santa Inês, Santa Monica, Santa Monica Popular, Santos Dumont, Soteco, Vila Guaranhuns, Vila Nova e Vista da Penha.