Apreensão de seis vans escolares clandestinas é realizada pela Guarda Municipal

Apreensão de seis vans escolares clandestinas é realizada pela Guarda Municipal

Seis vans de transporte escolar foram apreendidas durante a “Operação Volta às Aulas” realizada nesta semana, no Centro de Vila Velha. Mais de 30 veículos foram fiscalizados. A ação contou com a presença dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) e da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV).

A ação aconteceu em dois dias e se concentrou na Avenida Luciano das Neves e na Rua Sete de Setembro. Das seis vans apreendidas, cinco estavam sem o licenciamento, devido à irregularidade na vistoria dos veículos, e uma não era legalizada para transporte escolar. Além das apreensões, 23 autos de infrações foram lavrados. Dentre as infrações estão: veículo não licenciado; veículo sem vistoria; veículo em mau estado de conservação; e entre outras.

Durante as abordagens, os agentes constataram que um dos motoristas não possuía o curso para conduzir veículos de transporte escolar. Exercer qualquer profissão regulamentada por lei sem ter a formação específica e sem ter a habilitação legal é uma contravenção penal.

O Inspetor de Trânsito, Abner Nunes, ressalta que novas operações serão realizadas. “Vários veículos circulam clandestinamente. Eles podem até possuir a faixa amarela indicativa de van escolar, mas não possuem a placa vermelha, que é utilizada para essa finalidade. Esses são automóveis particulares que realizam transporte irregular. A Guarda Municipal de Vila Velha não vai parar por aqui. Vamos realizar mais ações como essas”, explica.

O Inspetor ainda faz o alerta. “Os pais e responsáveis precisam verificar se o veículo que estão contratando é licenciado para tal finalidade e se passou por vistoria. No site do DETRAN qualquer pessoa pode verificar isso, basta apenas colocar a placa do automóvel”, reforça.

A fiscalização de transporte escolar visa garantir mais segurança aos estudantes. “Essa ações inibem o transporte clandestino. Dessa forma, podemos evitar situações de risco no trânsito para todos e garantir que os alunos possam ir e vir em segurança. A realização de ações integradas assumem uma importância ainda maior no sentido de mostrar para a sociedade que todas as forças de segurança estão unidas na missão de proteger vidas no trânsito”, ressalta a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques.

O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, ressalta a importância dessas ações. “Essas abordagens são essenciais, pois estamos cuidado da segurança das nossas crianças e adolescentes. Além disso, estamos prevenindo acidentes. O município faz seu papel, mas os pais também precisam fazer a parte deles, verificando se o condutor é autorizado pelo Detran para desempenhar tal função”, afirma.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha