Palestras de Saúde mental serão realizadas em três unidades de saúde de Vila Velha

Palestras de Saúde mental serão realizadas em três unidades de saúde de Vila Velha

As iniciativas em alusão ao Janeiro Branco, campanha que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, seguem este mês em três unidades de saúde de Vila Velha. Nos próximos dias as ações vão acontecer em Ataíde, Jaburuna e Vila Garrido, com palestras, debates e oferta de serviços como troca de receita, aferição de pressão arterial, consulta de enfermagem, entre outros.

Nesta quinta-feira (23), às 14 horas, a USF de Ataíde vai realizar uma mesa-redonda para mulheres com foco em temas relacionados à saúde mental. A ação  será conduzida pelos enfermeiros e pela equipe psicossocial da Unidade de Saúde. Para participar não há necessidade de agendamento prévio.

Na sexta-feira (24), a equipe da USF de Vila Garrido estará, às 9 horas, na Igreja Betel do bairro, à frente de uma roda de conversa sobre a importância do tratamento em saúde mental e o uso seguro de medicações.

O encerramento das ações do Janeiro Branco será no dia 29 de janeiro, na USF de Jaburuna, às 9 horas, com uma programação diversificada, que incluirá a realização de cinco palestras, com temas como a relação dos alimentos com a saúde mental e importância do autocuidado.

Apoio em Vila Velha

Na cidade, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para o morador que busca apoio psicológico. É nelas que acontecem o primeiro acolhimento e o agendamento para o início do acompanhamento e, se a equipe multiprofissional entender que é um transtorno grave persistente, há o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps).

No Caps, o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos e auxiliares de enfermagem. No caso de necessidade de internação, a Secretaria de Saúde de Vila Velha tem parceria com o Governo do Estado que regula e disponibiliza as vagas para as internações.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha