Programa Acesso Mais Seguro é tema de debate em encontro nacional

Programa Acesso Mais Seguro é tema de debate em encontro nacional

Representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Vila Velha participaram, essa semana, do 9º Encontro Nacional da Rede Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), em Fortaleza (Ceará). Com o tema “Intersetorialidade na construção de um AMS sustentável”, o evento tem como objetivo fortalecer o trabalho do Acesso Mais Seguro nos locais em que o programa é implementado, bem como compartilhar experiências, inclusive de outros países, como México e Honduras.

Além da cidade canela-verde, participam do debate 130 representantes dos municípios de Duque de Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). O encontro é promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Para Eliza Henriques Gomes Silveira, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha, o programa é fundamental para os servidores que atuam nos equipamentos públicos e que atendem a população diariamente.

“O AMS busca reduzir as consequências da violência armada na prestação dos serviços públicos. E uma das ações é justamente a capacitação dos servidores sobre comportamentos seguros nos locais de atuação visando à prevenção de riscos e a atuação em situações de vulnerabilidade,” esclareceu.

No Brasil, o programa AMS foi adotado em oito cidades, com mais de 48 mil profissionais treinados. Segundo a assistente social da Secretaria Municipal de Educação, Thaís Ricarte, o programa ajuda a promover ambientes seguros e consiste em uma estratégia de apoio na gestão de riscos das instituições.

“O programa compartilha ferramentas para administração de crise, gestão de estresse e trabalho em redes, que podem fazer a diferença na rotina de trabalho das comunidades”, enfatizou.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha