Capixaba enfrenta as ondas gigantes de Nazaré pela primeira vez

Capixaba enfrenta as ondas gigantes de Nazaré pela primeira vez

O surfista Fábio Sandes, uma das referências do Espírito Santo em surf de ondas grandes, embarcou nesta terça-feira (19) para Nazaré, em Portugal, conhecida como a “capital mundial das ondas gigantes”. A cidade portuguesa é famosa por ondas que chegam a até 30 metros de altura, atraindo surfistas de renome internacional.

Será a estreia de Fábio em Nazaré, que já desafiou e consagrou nomes como Pedro Scooby e Maya Gabeira. Apesar de ser sua primeira vez, Fábio está animado e confiante. “Tô muito adrenalizado!”, revelou antes de partir.

Ele viajou sozinho, mas afirmou que sua trajetória em ondas grandes no Espírito Santo, especialmente no Avalanche, em Vila Velha, foi fundamental para se preparar. “Surfar no Avalanche me fez criar uma rede de contatos com surfistas de todo o Brasil. Mesmo indo sozinho, sei que terei apoio lá.”

A temporada de ondas gigantes em Nazaré, conhecida como “Canhão de Nazaré”, começou no dia 1º de novembro e vai até março de 2025. Durante esse período, a cidade se torna o epicentro mundial do surfe de ondas grandes, com condições ideais para superar os limites pessoais e profissionais.

Fábio também relembrou momentos marcantes de sua carreira, como quando, em 2021, ganhou destaque ao surfar uma onda de quase 8 metros em Baixas de Carapebus, a 5 km da costa da Serra. O local foi apelidado de “Nova Joia Capixaba” e consolidou o surfista como um dos principais nomes do esporte no estado.

Atualmente, Fábio integra o Coletivo NXF Slab, grupo que desbrava ondas grandes no Espírito Santo. A experiência em Nazaré será compartilhada com o público em tempo real por meio do Instagram do surfista (@fabiodominiocorporal). “Estou em busca de superar meus próprios limites e viver o que sempre sonhei”, concluiu Fábio.

APOIADORES:

Faculdade Multivix, Origens, BPO27 e Surfguru