Escolas promovem ações de saúde voltadas para adolescentes e jovens

Escolas promovem ações de saúde voltadas para adolescentes e jovens

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, celebrado em 22 de setembro, as Secretarias de Saúde e de Educação da Prefeitura de Vila Velha vão realizar uma série de ações voltadas para a conscientização da importância da adoção de iniciativas que impactam positivamente na qualidade de vida desta população.

As ações vão acontecer nesta sexta-feira (20), na UMEF Saturnino Rangel Mauro, em Vila Garrido, com a equipe multiprofissional da Unidade de Saúde de Vila Batista, às 8 horas, que vai conduzir uma palestra interativa com foco na saúde mental, além de ação em saúde bucal e avaliação antropométrica, ou seja, a medida das dimensões físicas dos estudantes. A equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) também estará presente levando informações sobre saúde ambiental.

Ainda no dia 20, a UMEF Raymunda de Mendonça, em Santa Mônica, recebe a visita da equipe multiprofissional da Unidade de Saúde de Coqueiral de Itaparica, com oferta de vacinas e avaliação odontológica, das 9 às 16 horas. Os profissionais também vão conduzir uma roda de conversa sobre os riscos da dengue e passar orientações sobre o Programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal, uma iniciativa para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos.

Serviços disponíveis

Crianças e adolescentes encontram nas Unidades de Saúde de Vila Velha atendimentos e acesso a inúmeros serviços, como vacinação e orientações sobre cuidados à saúde bucal, mental, sexual e reprodutiva.

Algumas Unidades de Saúde ofertam ainda grupos voltados a crianças e a adolescentes, em que tratam temas como prevenção de violências e promoção de atenção psicossocial. Entre eles está o “Comendo bem, crescendo saudável”, que acontece em Araçás e busca ensinar sobre hábitos alimentares saudáveis e escolhas conscientes que impactam na saúde física e mental; e o ‘Grupo de Adolescentes’, em jardim Marilândia, com foco na ansiedade, depressão, ausência de limites e baixa autoestima.

Fonte: Vila Velha

Pular para o conteúdo