Ação na feira de Paul vai alertar para os cuidados com a hipertensão arterial

Ação na feira de Paul vai alertar para os cuidados com a hipertensão arterial

A equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Paul estará na feira livre do bairro, nesta sexta-feira (26), das 8h30 às 11 horas, conferindo a pressão arterial da população e passando informações sobre os cuidados necessários para evitar a hipertensão. Na data é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A data comemorativa foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Obesidade, histórico familiar, estresse e hábitos alimentares não adequados estão entre as principais causas da doença.

Na feira livre, a população passará por uma breve avaliação da equipe de saúde e, se necessário, o cidadão será encaminhado para atendimento na Unidade de Saúde para investigação e acompanhamento.

Mais ações

Também vão acontecer ações em outros pontos da cidade para alertar a população sobre os riscos da hipertensão. Na Unidade de Estratégia de Saúde da Família Ulisses Guimarães haverá o Hiperdia, que identifica, orienta e acompanha portadores de hipertensão e diabetes.

O Hiperdia, programa da Atenção Primária à Saúde, realiza  ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias. Para participar, basta o munícipe manifestar o interesse na sua Unidade de Saúde de referência.

Já a equipe da Unidade de Estratégia de Saúde da Família Terra Vermelha vai promover uma roda de conversa sobre a saúde do trabalhador, e a prevenção da hipertensão será um dos assuntos abordados.

Como prevenir a hipertensão
A hipertensão pode ser controlada, para isso é necessário que o portador da doença adote um estilo de vida saudável, reduza o consumo de sal e evite alimentos gordurosos, entre outras iniciativas.

 

Fonte: Prefeitura de Vila Velha