Palestras ensinam estudante a prevenir acidentes por intoxicação
Alunos da rede municipal de ensino e responsáveis estão aprendendo sobre prevenção de acidentes por intoxicação exógena ( ou seja, por agentes tóxicos) e intoxicação por animais peçonhentos em uma palestra ministrada pelas equipes do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha.
Nesta quinta-feira, a palestra acontece às 8 horas, na UMEI Santa Rita de Cássia, em Zumbi dos Palmares; e às 16 horas, na UMEI Diretora BelyCarlla Rodrigues Juniar, em São Conrado. Na sexta-feira, às 16 horas, será vez da UMEI Juvacy Frechiani, em São Torquato, receber a equipe. Nesta semana, as palestras já aconteceram na UMEI Saturnino Rangel Mauro, em Vila Garrido; e Terezinha Pagotti, em Ulisses Guimarães.
A intoxicação exógena ocorre no contato de agentes tóxicos ao organismo, como a contaminação por medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos e produtos industriais diversos. Já os acidentes com animais peçonhentos são as agressões por animais capazes de introduzir algum tipo de veneno, como escorpiões, aranhas, serpentes, abelhas, entre outros.
Para se ter ideia da relevância do tema e da importância de esclarecimentos à população, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo atendeu, somente este ano, mais de três mil casos de intoxicação por produtos de limpeza, medicamentos e picadas de animais peçonhentos.
“Nosso objetivo é levar informações e orientações aos munícipes. Sabemos que tem atitudes diárias que são simples e que podem salvar vidas”, afirmou Mônica Assunção, coordenadora do PESMS.
Palestras desta semana
16/04 | 16h: UMEI Saturnino Rangel Mauro, em Vila Garrido
17/04 | 16h: UMEI Terezinha Pagotti, em Ulisses Guimarães
18/04 | 8h: UMEI Santa Rita de Cássia, em Zumbi dos Palmares
18/04 | 16h: UMEI Diretora BelyCarlla Rodrigues Juniar, em São Conrado
19/04 | 16h: UMEI Juvacy Frechiani, em São Torquato
Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.