Reabertura do Parque da Prainha marca retorno do lazer à comunidade nesta sexta-feira
Após quase um ano de obras de reforma e revitalização, o Parque da Prainha será reaberto à comunidade nesta sexta-feira (29/03). Berço da cultura canela-verde e da colonização do Espírito Santo, o Parque da Prainha possui 42,5 mil metros quadrados e as obras no local tiveram início em 19 de abril do ano passado. Investimento de R$ 12,7 milhões, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha o Governo do Estado.
A abertura da mais nova área de lazer e convivência das famílias será realizada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e o governador do estado, Renato Casagrande, às 19 horas. Logo em seguida será encenado o espetáculo musical Notas da Paixão, que retrata o calvário e a ressurreição de Jesus Cristo, no palco montado no local. O Parque da Prainha é um dos palcos da tradicional Festa da Penha, que começa no dia 31 de março, e é a maior celebração religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festividade Mariana do país.
O prefeito Arnaldinho Borgo agradeceu a parceria com o estado, destacou a importância do local e traçou uma linha do tempo sobre a recente transformação do Parque da Prainha lembrando que em 2021, ao assumir a gestão da cidade, o espaço estava abandonado.
“Durante oito anos como vereador, sempre levantei a importância de valorizar esse espaço. Ele significa nossa história, não só a de Vila Velha, mas a do povo capixaba. Não tinha um banco para sentar, como podíamos chamar esse lugar de parque? Quando assumimos demos vida, trouxemos as famílias para o local, e os usuários de drogas deixaram de frequentar o espaço. Dessa forma, demos um novo significado ao parque que agora é chamado de Parque da Prainha e das famílias. Foi aqui que nasceu o orgulho de ser capixaba e será aqui, a partir da reabertura para as pessoas, que vamos contar a história de Vila Velha e a nossa importância para o Espírito Santo. Temos um conjunto histórico riquíssimo que agora se completa com o local onde tudo começou. É um orgulho para mim, como gestor, ver essa transformação e será também para nossa gente. Agradeço a parceria com o nosso governador Renato Casagrande, que foi sensível à demanda do município para resgatar a nossa história”, afirmou Arnaldinho.
A revitalização do espaço incluiu os serviços de drenagem, esgoto e estrutura elétrica, com a rede de cabeamento construída toda de forma subterrânea. Além disso, foram construídos espaço para apresentações de eventos, banheiros e área gastronômica, com 852,11m². As melhorias de infraestrutura incluem ainda parquinho para crianças (381,90m²), local destinado aos animais de estimação (420,60m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), fonte interativa de águas dançantes de 339,92 m² e com 24 pontos de jatos de água, pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, entre outros atrativos.
Marco Zero
E para simbolizar o local exato onde a colonização do Espírito Santo começou, com o desembarque de Vasco Coutinho na capitania, em dia 23 de maio de 1535, um marco zero foi construído no Parque da Prainha. O pavimento artístico, de dez metros de diâmetro, em forma de mosaico, foi construído pelo artista Celso Adolfo, com o apoio de Marcio Antonelli, ambos canelas-verdes, descrevendo a colonização, com os índios, a chegada de Vasco Coutinho e a idealização do Convento da Penha, pelo Frei Pedro Palácios. No centro desse mosaico há uma placa, com um metro de diâmetro, lembrando a data da colonização.
A orla do Parque da Prainha também foi totalmente reformulada para ser uma área de estar com mais segurança e iluminação. Já em relação às melhorias no paisagismo, foram plantadas palmeiras-imperais no eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e próximo à fonte interativa.
A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que o projeto de requalificação da Prainha foi o “mais desafiador” elaborado pela equipe desde o começo da gestão.
“Estamos muito felizes com a entrega dessa obra. O Espírito Santo começou por aqui e a gente não se apropriava disso. A gestão do prefeito Arnaldinho resgatou a nossa história, preservando a memória que existe na Prainha. O novo Parque da Prainha valoriza as belezas naturais e a nossa orla. Um local maravilhoso, acessível e que está disponível para a população de Vila Velha e para todos os capixabas”, reforçou.
Um dia de lazer
Neste sábado (30/03), o novo Parque da Prainha vai ser palco de em um dia lazer e arte. A Prefeitura de Vila Velha programou uma série de atividades para receber crianças e adultos.
Confira a programação, que terá início às 8h30 e só vai terminar à noite.
08h30 – Abertura com Palhaço Xico Xeroso / Mestre de Cerimônia
9h – Palhaçaria e Malabares com Circo Chayenne
10h – Apresentação de Congo da ACERBES
10h30 – Débora Fassarela
12h – Encerramento Das 9h às
11h30 haverá pintura de rosto
16h – Fernanda Lima
17h – DJ Camarão
17h30 – Big River
18h30 – DJ Camarão
19h – Homenagem a Alexandre Lima
Old Village
20h – DJ Camarão
20h30 – Jardel e Jeferson
21h30 – Encerramento
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.