Arnaldinho vai renovar informações do Mapa do Turismo 2024
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha (Semcult) vem intensificando ações para o desenvolvimento do setor na cidade. Em mais uma iniciativa, representantes da subsecretaria de Turismo participaram de um encontro no Hotel Senac Ilha do Boi, promovida pela Gerência de Gestão do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O objeto é o balizamento de informações junto aos municípios para o preenchimento do Mapa do Turismo 2024.
As cidades fora do Mapa não conseguem ser contempladas com políticas públicas estaduais e federais voltadas ao setor e a renovação do município no Mapa é anual. Dentre os critérios previstos pelo Ministério do Turismo (MTur) estão a exigência de um órgão municipal de turismo, a existência de um Conselho Municipal de Turismo e orçamento destinado ao fomento do setor.
A gerente de Turismo da Semcult, Amália Queiroz, é a interlocutora da Prefeitura de Vila Velha junto à Setur para atualização do Mapa do Turismo 2024.
Além da gerente, estiveram presentes ao encontro as técnicas da Semcult Carla Costa e Priscilla Ferrareis. Para orientar os municípios no processo de atualização, a Setur realizará cinco oficinas regionais entre os dias 20 e 29 de fevereiro. As servidoras participaram da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo referente à Região Metropolitana e Imigrante.
A novidade esse ano é a necessidade de apresentação do Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e do Plano de Ação anual (ou bianual) da instância de Governança Regional de Turismo, além da ampliação de três para cinco empreendimentos regulares inscritos no Cadastur.
Para estar no Mapa, o município precisa comprovar o cumprimento dos critérios e inserir as informações no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, que passarão por análise de técnicos da Setur e do MTur.
Para a subsecretária de Turismo, Carla Rezende, a participação canela-verde é fundamental para o fomento do setor no município. “Nossa participação no Mapa é essencial para a definição de políticas públicas para o turismo em Vila Velha, bem como a realização de ações promocionais e captação de verbas”, ressaltou.
Mapa do Turismo
O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento de políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.
Seu processo de atualização é contínuo e os gestores em âmbitos municipal, regional e estadual podem realizar o cadastramento do seu município, a qualquer momento, desde que observem os critérios estabelecidos.
Os municípios foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regionais, a partir de critérios construídos em conjunto com MTur, além dos órgãos estaduais ligados ao setor.
Fonte: Prefeitura de Vila velha
Redatora, moderadora e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui