Vila Velha moderniza logística de produção do Porto do município
A instalação de equipamentos modernos e automatizados estão mudando a logística de produção dos serviços portuários no Porto de Vila Velha. A inovação faz parte de um processo permanente de melhoria e modernização das empresas que, a partir de agora, passam a ter uma produção muito superior às existentes.
Os benefícios são tantos para a cidade de Vila Velha que os desdobramentos desse novo processo vão desde a redução da emissão de partículas (pó) na atmosfera, passando pela geração de emprego, arrecadação de ISS até o aumento de receita para o município.
Tudo isso é possível graças ao uso de uma moega ecológica de maior capacidade. A moega é um tipo de funil receptor de produto do navio e sua função é receber o produto vindo dos porões do navio para abastecer os caminhões diretamente, além de transportar até os silos de armazenamento.
A Executiva responsável pela Liquiport Vila Velha, empresa pioneira nessa operação, Christine Rocha Moreira, afirma que “com este tipo de moega que está sendo utilizado no Porto de Vila Velha, a operação torna-se mais limpa e eficiente, com uma produtividade superior a 30%. O pó é captado por meio de quatro exaustores potentes na boca de entrada, passando por filtros retentores destas partículas. Com a operação desta moega ecológica, a emissão de partículas na atmosfera é praticamente zero”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, considerou positiva a inovação da logística de operação no porto. “Todo processo de melhoria das operações e modernização são muito bem-vindos. Traz eficiência no processo, agilidade, qualidade e, consequentemente, uma maior produtividade, por conta dessas operações. E como desdobramento, maior receita para o município. Então, todos saem ganhando nesse processo permanente de melhoria e modernização das empresas”, afirma o secretário.
A expectativa é de que, com a inovação da LiquiPort, outras empresas prestadoras de serviço sejam atraídas para Vila Velha, ao verem a importância das operações deste porto. Este é um trabalho de prestação de serviço e o município ganha com o ISS. Além disso, é mais mão-de-obra especializada nas operações oferecidas. Assim, aumenta a oferta de mão-de-obra especializada, com destaque nas operações mais eficientes e respeitando o meio ambiente, equiparando o nosso porto aos outros grandes portos.
“Sem dúvida nenhuma, quando demonstrada uma operação eficiente, competitiva, com equipamentos automatizados e modernos, ecologicamente correta, outras empresas passarão a ver a importância das operações deste porto”, afirma Christine, acrescentando que, nitidamente, será percebida em cada operação pela comunidade do entorno, como esta última operada com a nova moega pela LiquiPort.
Reprodução PMV
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.