​Merendeiras das escolas participam de treinamento para volta às aulas

​Merendeiras das escolas participam de treinamento para volta às aulas

Oferecer uma alimentação escolar saudável e segura, tomando todos os devidos cuidados na manipulação e no preparo dos alimentos. Com esse objetivo, merendeiras que atuam em escolas municipais de Vila Velha estão participando, durante esta semana, de um treinamento junto a uma equipe de nutricionistas. Elas estão recebendo orientações sobre controles higiênicos e sanitários, rotina escolar e protocolos de boas práticas na cozinha.

O curso teve início segunda e segue até sexta-feira (26/01), reunindo 375 profissionais. A capacitação acontece na UMEF Senador João de Medeiros Calmon, na Praia das Gaivotas, nos turnos matutino e vespertino. De acordo com a coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Silvania de Souza Silva, esse treinamento acontece de forma periódica para garantir e reforçar continuamente a segurança em todas as etapas envolvidas no preparo das refeições.

“As merendeiras desempenham um papel fundamental na alimentação escolar. São elas que garantem que os nossos cardápios, cuidadosamente planejados pela nossa equipe de nutricionistas, sejam elaborados com rigoroso controle técnico e manipulação adequada. Nesse treinamento, nós reforçamos uma série de cuidados, que vão desde a limpeza e organização da cozinha, higiene dos alimentos até o armazenamento dos insumos utilizados”, ressaltou.

As escolas da rede municipal de Vila Velha ofertam merendas diferenciadas conforme cada modalidade de ensino (UMEI, UMEF, EJA, Educação Integral e projetos escolares) e turno (diurno – matutino, vespertino, integral – e noturno), respeitando as necessidades nutricionais segundo diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos, inclusive por necessidades alimentares especiais (por exemplo, alunos com doença celíaca, diabetes, fenilcetonúria, anemia, alergias e intolerâncias (ovo, lactose etc.), vegetarianos, ou outras restrições por motivos culturais ou religiosos.

“Atualmente, são elaborados 170 cardápios especiais para as UMEI’s e 136 para as UMEF’s. As refeições são sempre preparadas no turno de distribuição, garantindo assim a segurança de alimentos servidos frescos. O emprego da alimentação saudável e adequada contribui para o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”, completou a coordenadora.

 

Fonte: Prefeitura de Vla Velha