Moradores elogiam a 1ª reunião sobre obras de macrodrenagem do Canal do Congo
O encontro teve como objetivo envolver as comunidades da Grande Terra Vermelha no acompanhamento das obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo, reforçar a importância da preservação ambiental e apresentar o trabalho social que vai beneficiar a população local.
Como parte do processo de mobilização e organização comunitária, foram criados Grupos de Acompanhamento de Obras (GAO), composto por dois representantes por cada bairro, escolhidos durante a reunião.
As obras de macrodrenagem em execução visam canalizar o caminho das águas da chuva em direção ao Canal do Congo, representando melhorias viárias, minimizando alagamentos e aumentando a qualidade de vida da população em períodos de chuva, com a implantação de mais de 20 quilômetros de canalizações, tubulações e galerias. A medida vai levar mais dignidade aos cerca de 70 mil moradores da região. As obras englobam cinco diferentes contratos, que totalizam R$ 69.515.187,93, com prazos de execução até setembro de 2025.
Durante a reunião, foi exibido um vídeo mostrando as obras de macrodrenagem que vão transformar e impactar toda a Região 5. Além de detalhar a execução dos trabalhos em andamento, servidores da prefeitura esclareceram dúvidas dos moradores.
Em outro viés, os funcionários da empresa Assessoria Social e Pesquisa (ASP), contratada pela prefeitura para executar as ações sociais na região, destacaram o trabalho social de conscientização e preservação ambiental que será realizado para envolver toda a comunidade, incluindo ações nas escolas voltadas para as crianças e os adolescentes.
O trabalho social prevê ainda a realização de cursos de qualificação profissional, como de confecção de moda praia, cozinheiro, garçom, recepcionista e segurança de portaria, costureiro, eletricista automotivo e eletricista instalador predial de baixa tensão. Haverá ainda capacitações com foco na área cultural, com oficinas de Congo e de Coral.
Dignidade
Os moradores que prestigiaram a reunião elogiaram a iniciativa, como Fabíola Bueck Pereira, residente em Jabaeté há 10 anos. “As obras vão trazer melhorias muito grande para as comunidades. Hoje, a gente pode andar dignamente nas ruas pavimentadas, sem lama. Quando cheguei aqui era lama pura. A Região 5 mudou muito. Eu amo morar aqui. O município tem feito muitos investimentos em escolas e postos de saúde, transformado a comunidade de maneira positiva. Quando cheguei aqui não tinha nada”, afirmou Fabíola.
Luzinete Wandekoken, moradora de Terra Vermelha há 34 anos, também destacou a transformação que os investimentos proporcionam, garantindo a melhoria na qualidade de vida da população.
“As obras na Região 5 trazem benefícios em todos os sentidos. Quando iniciamos o Conjunto Terra Vermelha, em 1988, com muita dificuldade a gente tinha que andar com sacola nos pés porque era barro vermelho mesmo. Por isso, que tem o nome de Terra Vermelha. Quase 35 anos depois, quando a gente vê uma obra desse porte na comunidade isso traz felicidade. Essa macrodrenagem, sem dúvida, vai ajudar muito as comunidades da Região 5, assim como o trabalho social, os cursos que vão beneficiar os moradores”, destacou Luzinete.
Mais reuniões
E as próximas reuniões com as comunidades já foram definidas, serão sempre a partir das 19 horas. Nesta quinta-feira (25/01), será com as comunidades de Barramares e Morada da Barra, na Umef Deputado Paulo Sérgio Borges. No dia 30/01, será com os moradores de Riviera da Barra, Cidade da Barra e São Conrado, na Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho.
Em fevereiro, a reunião do dia 1º será com os moradores de Praia dos Recifes, Vinte e Três de Maio e Ulisses Guimarães, na Umef Ilha da Jussara. Fechando a rodada de encontros, a reunião do dia 6 será com os moradores da Barra do Jucu, na Umef Doutor Tuffy Nader.
Bairros
Executadas pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com os governos do estado e federal, as obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo contemplam os bairros de Cidade da Barra, São Conrado, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães, Riviera da Barra, Barra do Jucu, Morada da Barra, Praia dos Recifes, Barramares, Terra Vermelha, Normília da Cunha, Jabaeté e João Goulart, levando mais dignidade e qualidade de vida aos cerca de 70 mil moradores da Região 5.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.