Queda no desemprego e controle da inflação elevam expectativas sobre verão de 2024 em Vila Velha

Queda no desemprego e controle da inflação elevam expectativas sobre verão de 2024 em Vila Velha

Com expectativas elevadas, o setor empresarial de Vila Velha ligado ao turismo, hotelaria e comércio se prepara para uma temporada de verão promissora, impulsionada pela redução do desemprego e da inflação. A perspectiva otimista é alimentada pelo desejo reprimido de viagens após o período de restrições da pandemia, prometendo um verão mais movimentado em 2024 do que visto nos últimos 15 anos.

Contratações em alta

Diversos setores, como bares, restaurantes, padarias, postos de gasolina, farmácias, supermercados e shoppings centers estão se preparando para darem conta do aumento das demandas. Estima-se a abertura de cerca de 5.500 empregos temporários e efetivos, com possibilidade de contratação imediata. Segundo projeções do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindibares), deste total, aproximadamente 3 mil vagas são previstas para atender apenas ao setor de bares e restaurantes.

Demandas crescentes

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo destaca que as demandas do setor hoteleiro vêm crescendo progressivamente desde o início do segundo semestre deste ano, como reflexo da redução do desemprego, do controle da inflação e do retorno gradual à normalidade econômica, o que certamente ajudou a aumentar o interesse reprimido por viagens neste período pós-pandemia.

Investimentos na infraestrutura turística

Os investimentos realizados na indústria do turismo têm papel crucial nas expectativas positivas projetadas para esta temporada. Com 14 municípios situados ao longo do litoral capixaba, espera-se um grande aumento na procura por hospedagem durante os meses da alta estação, em todos os balneários do Estado. Contudo, cidades que receberam investimentos mais substanciais em turismo e infraestrutura certamente terão um movimento ainda mais expressivo, de acordo com as estimativas do setor.

Ocupação máxima e novas contratações

Os principais hotéis localizados na região entorno da orla de Vila Velha, como Itaparica, Itapuã e Praia da Costa, já reportam uma ocupação quase total para as festas de fim de ano. O Quality Suítes atingiu sua capacidade máxima e anunciou a abertura de 15 vagas de trabalho para camareiras, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Alguns estabelecimentos da Rede Atlântica ainda possuem unidades disponíveis para hospedagem, mas são poucas, o que reforça outras opções de hospedagem – como Airbnb e locações de curta temporada –, que seguem ganhando destaque em Vila Velha.

Com base nas projeções e expectativas, o setor de turismo se prepara para um verão repleto de oportunidades e de crescimento, em Vila Velha, oferecendo uma perspectiva muito positiva para a cidade e seus setores produtivos.

 

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Pular para o conteúdo