Reconhecimento para Escolas de Vila Velha no Prêmio ‘Escola que Colabora’
A UMEF Antônio Pinto Rodrigues, a UMEF Mario Casanova e a UMEF José Elias de Queiroz foram as três escolas da rede municipal de Vila Velha reconhecidas e premiadas no programa “Escola que Colabora”. Promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), a iniciativa visa incentivar a cooperação técnico pedagógica entre unidades de ensino para promover boas práticas educacionais, além de valorizar e estimular a gestão escolar.
As escolas do município contempladas foram destaque com os maiores índices no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e receberão o prêmio de R$ 70 mil, que poderão ser investidos em melhorias para as instituições.
Além do reconhecimento financeiro, as unidades têm o compromisso de colaborar com escolas que apresentam indicadores educacionais mais baixos. Segundo a secretária municipal de Educação, iniciativas como essa valorizam o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas e impulsionam a melhoria contínua.
“A cidade toda reconhece como o cenário educacional de Vila Velha está cada dia melhor. Temos nos mobilizado, por meio de várias ações, para aprimorar a aprendizagem, e isso se reflete nos índices de avaliações como o Paebes. O engajamento e a dedicação de toda a rede nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Do outro lado, as escolas beneficiadas com apoio pedagógico ganham também um prêmio de R$ 50 mil, que também serão revertidos em melhorias e aquisições de equipamentos. Em Vila Velha, as escolas apoiadas serão: UMEF Gil Bernardes, UMEF Professora Maria da Glória Freitas Duarte, UMEF Deolindo Perim, UMEF Mikeil Chequer e UMEF Reverendo Waldomiro Martins Ferreira. Entraram ainda como suplentes a UMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves e a UMEF Desembargador Cândido Marinho.
O período até 30 de novembro foi estipulado para as escolas elaborarem seus planos pedagógicos, definindo as ações que irão orientar a utilização dos recursos recebidos. Geralmente, os fundos são investidos em jogos pedagógicos, livros e equipamentos multimídia, visando fortalecer o ambiente educacional e contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.