Renovação Urbana: Área Abandonada em Transformação e Ibes Celebra Inauguração de Nova Praça

Renovação Urbana: Área Abandonada em Transformação e Ibes Celebra Inauguração de Nova Praça

Um espaço há anos abandonado, de terra batida e usado para descarte irregular de lixo passou por uma grande transformação para virar uma área de lazer e convivência. Em clima de festa e com muita alegria, os moradores do Ibes comemoraram, na sexta-feira (17) à noite, a inauguração da Praça Romero Adão Barboza, conhecida também como Santa Apolônia. O espaço, com área total de 651,6 m², passou por obras para se transformar em uma praça segura e acessível para as famílias do bairro e entorno.

Foi a segunda praça entregue à comunidade em um intervalo de 16 dias. A inauguração da nova praça contou com a presença do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, de secretários municipais, do deputado federal Vitor Linhalis, de vereadores e de lideranças comunitárias, além dos moradores.

A praça ganhou parquinho com brinquedos instalados sobre grama sintética, campo society, academia popular com equipamentos em aço inox, nova iluminação em LED e lixeiras. Também foi realizada a pavimentação total e a implantação da calçada cidadã com piso podotátil.

Arnaldinho Borgo lembrou que, ainda quando era vereador, esteve na praça. “Este local era apenas uma área abandonada, sem iluminação pública. Fui chamado pelos moradores daqui. Vi o problema e pedi ao prefeito da época para fazer uma praça neste local, que era o anseio da comunidade. Mas o prefeito da época nem resposta me deu. Agora, estamos aqui fazendo está inauguração. Um pedaço pequeno de terra, mas tão importante e necessário para esta comunidade e para os moradores do entorno. O município tem empatia e carinho pelo povo canela-verde, por isso, trabalha incansavelmente para atender as diferentes demandas das comunidades, algumas aguardada há décadas, com esta praça, que era esperada há 59 anos pelos moradores”, destacou o prefeito.

O prefeito, mesmo tendo chegado na madrugada de sexta (17) de uma missão internacional, onde integrou comitiva técnica capixaba em viagem a Portugal e Espanha, por ter se destacado no Estado colocando Vila Velha como “Cidade Empreendedora”, prêmio dado pelo Sebrae, reassumiu o cargo logo pela manhã e cumpriu diferentes agendas ao longo do dia.

Sonho

Moradora do bairro há 39 anos, Michelly Zaneti lembrou que o filho mais velho, Murilo, chegou a se machucar jogando futebol no local, que “não tinha nada”. Agora, o Murilo e a irmã dele, Nalu, de 1 ano e sete meses, têm um espaço adequado e seguro.

“Aqui estava abandonado. Isso é um sonho para nós, moradores, que esperavam há anos. Meu filho de 14 anos brincava aqui e, por várias vezes, furou o pé com cacos de vidro. Minha filha menor vai aproveitar bastante. Estamos muito felizes com essa transformação”, afirmou.

Irmão de Romero, que faleceu há 14 anos, Robson Adão Barboza também comemorou a entrega da estrutura. “Aqui só existia a placa que dizia que era uma praça, mais nada. A praça, com esta gestão, saiu, de fato, do papel e virou realidade. A minha família está muito honrada em ter esta praça no bairro onde nascemos e fomos criados. E isso tem uma importância muito grande. Esse espaço de convivência também vai ajudar o Ibes a se desenvolver mais e nossos imóveis vão valorizar”, ressaltou. Robson estava acompanhando de outros três irmãos e mais de dez parentes.

Fábio Barreiro de Souza também estava feliz com a nova área de lazer. “Hoje a praça virou realidade. Estamos muito felizes. É muito gratificante ver as crianças brincando, ter uma área de lazer. Agradecemos ao município por esta conquista”, disse Fábio, que há 31 anos mora no Ibes.

Está foi a segunda das 7 praças do Ibes entregue à comunidade. Depois de anos sem manutenção, as praças do bairro passam por obras de reforma e requalificação de todas as áreas de lazer e convivência. No último dia 1º de novembro, foi inaugurada a praça Setor 7, que recebeu o nome de Glicério Teixeira Reis.

Mais entregas

As obras da Praça Josenila Sarmento devem ser concluídas no começo de dezembro. A Praça Assis Chateaubriand, onde fica localizada a igreja Católica e que contempla cinco setores, terá um dos espaços entregue à comunidade também em dezembro deste ano. Os investimentos totalizam quase R$ 6 milhões para atender as demandas da população do Ibes por espaços adequados de lazer.

Entre os inúmeros investimentos feitos por toda a cidade, o prefeito lembrou ainda que o município, desde o começo de 2021, já construiu e reformou mais de 70 espaços de lazer, especificamente praças e campo de futebol, proporcionando locais seguros e atrativos para as crianças e as famílias. Citando algumas ações na área da Educação, destacou também que o município construiu 14 novas escolas e outras quatro creches estão em construção, simultaneamente, e devem ser entregues em breve.

“O município está investindo no futuro da cidade, que são as nossas crianças. Proporcionando educação de qualidade, transformando a vida de 55 mil crianças da rede municipal de ensino. São vários investimentos que estão mudando a vida da cidade para a melhor, frutos de muita união e parcerias, como com os governos do estado e federal e a Câmara de Vereadores”, observou Arnaldinho.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.