Estudante de Vila Velha ganha medalha por identificar asteroide
O estudante e jovem talento de Vila Velha, João Emanuel Coslop Camporez, de 10 anos, foi um dos principais homenageados do Governo Federal durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Brasília (DF). O aluno canela-verde recebeu a medalha do programa Caça Asteroides, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em reconhecimento à sua notável conquista: ele identificou um asteroide.
Além disso, João Emanuel – que é aluno do Sesc de Vila Velha – também tem fama de grande competidor de olimpíadas científicas e pelo seu conhecimento, recebeu em agosto deste ano, o International Star Kids Awards 2023, uma prestigiosa credencial mundial concedida a crianças que possuem habilidades consideradas “excepcionais”. Este prêmio o posicionou o como uma das mentes mais brilhantes do mundo e um prodígio na área educacional.
Ao saber da notícia, o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo – que está em missão técnica do Sebrae-ES em Portugal, para conhecer modelos consolidados de governança e gestão pública, na perspectiva da inovação, do empreendedorismo, da competitividade e das cidades inteligentes – expressou seu orgulho pelo feito do pequeno João Emanuel.
“Vila Velha é uma cidade plural, um berço de talentos em diversas áreas. Nossas crianças são muito participativas, curiosas, experimentais, críticas e criativas. E João Emanuel é prova disso. É um exemplo do potencial ilimitado das nossas crianças e sua excelente formação estudantil reflete toda a qualidade do ensino do Sesc, uma instituição que desperta nos alunos o verdadeiro prazer de aprender. E toda a sociedade vilavelhense se une para celebrar esta conquista extraordinária de João Emanuel. Uma conquista que eleva o nome da nossa cidade em destaque nacional e internacional”, ressaltou o prefeito.
João Emanuel cursa o 5º ano e já acumula mais de 15 premiações nacionais e internacionais, incluindo medalhas de ouro no OBA Astronomia 2023 e no Celestia de Astronomia 2023; medalhas de prata no Canguru 2023 e no Copernius Matemática Internacional 2023; medalha de bronze no Copernius Internacional Ciências 2023; e menção honrosa na OBFM Matemática Financeira 2023, entre outras.
O jovem prodígio não esconde sua alegria por ter recebido sua premiação durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde teve a oportunidade de conhecer o astronauta brasileiro Marcos Pontes, o primeiro profissional brasileiro a ir ao espaço, em 2006. João Emanuel compartilhou suas ambições futuras, afirmando: “Quero ser engenheiro aeroespacial. Vou construir satélites para desvendar os segredos do universo, que é enorme e muito misterioso”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.