Início das obras da ponte da Rua Vasco Coutinho, na Barra do Jucu
Demanda antiga dos moradores da Barra do Jucu, a construção da nova ponte da Rua Vasco Coutinho, que passa por cima do Canal do Congo, começou na semana passada, com a retirada da estrutura antiga e que colocava em risco a segurança de quem utilizava a via. A obra, executada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, tem investimento de R$ 1.147.104,00, e prevê o alargamento da ponte com duas faixas e calçadas, a ser utilizada por veículos automotivos, pedestres e ciclistas, além de intervenções que vão facilitar o escoamento da água da chuva pelo Canal do Congo. O prazo de execução é de 180 dias.
A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, esteve no local e destacou a importância dessa ponte para o bairro, por ser um elo de ligação na Barra do Jucu, e por passar também sobre o canal.
“O Canal do Congo é importantíssimo para a drenagem do município e, principalmente, de toda a Região 5, com a água das chuvas escoando por ele. Essa obra vai ajudar na ampliação da passagem da água, diminuindo e combatendo os alagamentos, e vai melhorar a circulação dos pedestres, ciclistas e veículos que passam pela região”, explicou.
Ponte da Madalena
Além dessa ponte, a da Madalena, também na Barra do Jucu, vai ser reconstruída. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no dia 1º de novembro deste ano pelo prefeito Arnaldinho Borgo, e a empresa deve dar início ao serviço de reconstrução da Ponte da Madalena e urbanização do entorno até dezembro.
A Ponte da Madalena tem 93,41 metros de extensão, mas a obra prevê 218,78 metros de intervenção total, com a construção de dois mirantes e iluminação especial, já que envolve área de preservação ambiental. A nova Ponte da Madalena será usada só por pedestres e ciclistas. Investimento de R$ 11.183.547,02.
Vale destacar que a Ponte da Madalena vai interligar a comunidade ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, de 346 hectares, que também está em obra e passará a ser referência em Vila Velha para educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente da cidade.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.