Gabinete Mirim: prefeito instrui estudantes sobre as responsabilidades do Executivo municipal

Gabinete Mirim: prefeito instrui estudantes sobre as responsabilidades do Executivo municipal

Qual o papel e principais atribuições do prefeito? E a função e atividades desenvolvidas pelos secretários municipais? Para responder a estas e outras perguntas, a Prefeitura de Vila Velha realiza o Gabinete Mirim. O projeto acontece em mais uma edição nesta terça-feira (10), às 8h, quando alunos da rede municipal de ensino serão recebidos pelo prefeito Arnaldinho Borgo na própria sede do Executivo para conhecer de perto não somente as instalações físicas, mas em especial aprender sobre as responsabilidades e competências dos órgãos públicos na esfera da municipalidade.

Participarão da atividade 70 estudantes das escolas UMEF Rubem Braga, UMEF Prefeito Vasco Alves e UMEI Luiz Augusto Aguirre, contemplando diferentes faixas etárias e de ensino. Desenvolvido conjuntamente pelas Secretarias de Administração e de Educação, a iniciativa tem como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens na participação política e no controle social visando à promoção do exercício pleno da cidadania.

“A ideia é aproximar os alunos da Administração Pública, mostrando como as políticas públicas impactam no dia a dia de nossas vidas. Com ações como esta, fomentamos desde cedo a importância da participação efetiva da sociedade, contudo em um contexto totalmente lúdico, onde os alunos são inseridos em atividades voltadas para o fortalecimento do exercício da cidadania, sobre o funcionamento da cidade, mas principalmente trabalhamos a conscientização dessas crianças sobre a importância de uma gestão pública de transparência”, salienta o secretário de Administração, Rodrigo Magnago.

Para a secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, essas atividades pedagógicas são motivadoras e têm enorme impacto na aprendizagem. “Nessas visitas, os alunos associam os conteúdos teóricos da sala de aula à prática, de forma lúdica e contextualizada. É uma forma de inspirá-los a atuarem de forma engajada na sociedade onde estão inseridos, colaborando na formação de cidadãos mais conscientes e críticos”, completa a gestora.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.