145 animais silvestres foram resgatados em 2021 pela Prefeitura

145 animais silvestres foram resgatados em 2021 pela Prefeitura

Nesta quarta-feira (22) é comemorado o Dia da Defesa da Fauna, uma data que levanta questões quanto à importância da sua preservação, conservação dos habitats e das espécies, proteção aos animais e conscientização sobre as atividades que afetam sua existência.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha entende a importância dos animais para o equilíbrio da natureza. Cada animal tem sua função e também estão diretamente ligados à preservação da flora. Daí a necessidade de se manter cada animal em seu habitat, evitando o contato direto destes com o meio urbano.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, lembra que Brasil possui a maior biodiversidade do mundo: “Infelizmente, também possuímos um grande número de espécies ameaçadas de extinção, e nosso dever, enquanto poder público e sociedade, é protegê-las, conforme previsto no Artigo 225 da Constituição Brasileira”, ressaltou.

Em 2021, a Coordenação de Bem Estar Animal (CBEA) atendeu 145 ocorrências referentes à fauna silvestre, em vias públicas ou que entraram nas casas de moradores em busca de abrigo. Entre as espécimes estão: falcões, corujas, gambás, saguis, jiboias e cagados.

O técnico agrícola da CBEA Douglas Daniel (Auxiliar de Veterinário), que compõe a equipe do Resgate à Fauna, explica que os animais podem estar machucados ou assustados. Por isso, todo o procedimento de retirada deve ser feito pela equipe especializada da PMVV.

Douglas explicou que, inicialmente, os animais passam por uma reabilitação e, caso seja necessário, são reinseridos ao seus habitat de origem: “A coordenação segue até o local, com os equipamentos adequados para resgatar a espécie que se encontra em risco. Identificamos a classe e tipologia da espécie e encaminhamos os animais para locais onde possam ter condições de sobrevivência, com abrigo e alimentação adequada”, disse.

Após resgatados, os animais são encaminhados para o Instituto de Pesquisa de Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), situado no Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA). Os animais que estão sadios são soltos na natureza, em área de influência de parque municipal e/ou área de interesse de proteção ambiental.

Qualificação

No último dia 31 de agosto, a Prefeitura de Vila Velha realizou palestra de qualificação para servidores, com o tema: Animais Silvestres no Ambiente Urbano de Vila Velha. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu cerca de 30 servidores, incluindo a inspetoria ambiental da Guarda Municipal.

Segundo a subsecretária de Meio Ambiente, Isabela Igreja, ações como esta têm o objetivo de aumentar o conhecimento dos servidores, além de conscientizar a população: “O tema abordado é importante, para ampliar o conhecimento dos nossos técnicos, principalmente durante situações que enfrentamos no resgate e manejo das espécies silvestres que migram para o ambiente urbano do município”, concluiu.

Como acionar o serviço?

Quem se deparar com um animal silvestre, debilitado ou em um local que não é seu habitat natural, deve acionar o serviço pelo site da prefeitura ou pelo telefone 162.

 

Reprodução: PMVV