​Ação de conscientização contra o trabalho infantil é realizada no centro de Vila Velha

​Ação de conscientização contra o trabalho infantil é realizada no centro de Vila Velha

Alertar e sensibilizar a população de que lugar de criança é na escola e não no trabalho. Na manhã desta terça-feira (13), a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –PETI Metropolitano, realizaram uma ação de conscientização no Centro da cidade, sobre a exploração do trabalho infantil.

Com faixas, cartazes, balões, malabares e até uma banda de fanfarra, o grupo chamou a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo cruzamento da avenida Jeronimo Monteiro e Champagnat.

De acordo com dados do PETI Metropolitano, o trabalho infantil gera efeitos como a evasão escolar, exploração sexual e violência.

Equipes da assistência social das prefeituras de Vitória, Cariacica e Serra também participaram do evento. Para a subsecretária de Assistência Social de Vila Velha, Márcia Barcellos, outras ações foram realizadas para chamar atenção da sociedade: “Esta ação é uma continuidade do dia 12 de junho, que é o dia de conscientização do combate ao trabalho infantil. A população pode colaborar, denunciando aos órgãos competentes”, disse a subsecretária.

Já para Natalia Polessi Damásio, coordenadora do serviço de abordagem do município de Serra, esta ação é inédita no estado: “Os municípios da região metropolitana se uniram. Já que foi identificado que crianças e adolescentes migram de um município para o outro para trabalhar, é muito importante realizar esta ação, para alertar e chamar a atenção da população”, concluiu.

Shirley Dutra, da assistência social de Cariacica, referência no programa de erradicação do trabalho infantil do município, destacou o trabalho em rede: “Quanto mais união por uma causa, maior o efeito. O evento está lindo, esperamos realizar mais ações como esta no município”, finalizou.

Reprodução PMVV