Fumantes tem maior risco de desenvolver Covid-19 de forma grave

Fumantes tem maior risco de desenvolver Covid-19 de forma grave

“Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia” foi o tema escolhido este ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta segunda-feira (31). O tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano no mundo e estudos científicos, publicados este ano, mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte causadas pela Covid-19 do que os não-fumantes.

O fumo traz diversos malefícios e a pandemia levou milhões de usuários de tabaco a quererem largar o cigarro. Para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta com o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagismo (GATT), inserido em 18 unidades de saúde do município, com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes.

As ações visam evitar a iniciação ao tabagismo, principalmente entre jovens, aumentar a cessação do cigarro entre os que se tornaram dependentes e proteger todos do risco do fumante passivo.

GATT

O modelo de tratamento ofertado aos usuários é o preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que inclui a abordagem cognitivo-comportamental do fumante, com treinamento de habilidades comportamentais, visando à cessação e prevenção da recaída. Quando há indicação, existe o tratamento medicamentoso.

O indivíduo deve passar por uma consulta de avaliação clínica antes de iniciar as sessões de abordagem. Nela, é avaliada a motivação da pessoa em deixar de fumar, seu nível de dependência física da nicotina, se há indicação ou contraindicação de uso do apoio medicamentoso, existência de comorbidades psiquiátricas e sua história clínica.

A abordagem cognitivo-comportamental consiste em sessões individuais ou no GATT, com 10 a 15 participantes. Durante as sessões, os indivíduos que tiverem indicação poderão utilizar apoio medicamentoso do adesivo transdérmico de nicotina (21mg, 14mg e 7mg), goma de mascar de nicotina (2mg) ou cloridrato de bubropiona (150mg).

Neste momento, devido à pandemia, os grupos estão suspensos. Porém, os munícipes que desejam parar de fumar devem procurar uma das Unidades de Saúde, para atendimento individual.

 

Reprodução: PMVV